SERVIÇOS DE APOIO - HOSPITAL DE SÃO JOSÉ - FAFE - Santa Casa da Misericórdia de Fafe

Ir para o conteúdo

Menu principal:

O HOSPITAL
SERVIÇOS DE APOIO
GABINETE DO UTENTE/SERVIÇO SOCIAL
Contactos
Técnica Superior de Serviço Social
Cristina Coutinho

Telefone: 253 700 300     
Extensão: 225

O Serviço Social deste Hospital visa o acompanhamento psicossocial ao indivíduo, sua família e outros membros da rede pessoal de suporte e a grupos sociais-alvo, bem como a articulação qualificada com as redes formais e informais de apoio, na esfera individual e coletiva.

Propõe um contributo para a humanização e qualidade dos serviços de saúde e participação na definição, promoção e efetivação dos cuidados de saúde.

O Gabinete do Utente destina-se a receber as sugestões e reclamações dos utentes dos Hospital. Assegura a receção e seguimento das sugestões, reclamações e queixas dos utentes no que se refere à organização e funcionamento dos serviços É simultaneamente um meio de defesa dos utentes e um instrumento de gestão dos Serviços.

O Gabinete do Utente e Serviço Social encontra-se localizado no Piso 0, funcionando de segunda a sexta-feira, no horário das 10:00 às 17:00.
COMISSÃO DE QUALIDADE E SEGURANÇA/CONTROLO DE INFEÇÃO HOSPITALAR
Cabe à Comissão de Qualidade e Segurança (CQS) a promoção e o desenvolvimento de uma Cultura de Qualidade e Segurança que satisfaça os objetivos estratégicos do hospital, traduzível na contínua melhoria da qualidade e eficiência dos cuidados de saúde prestados, na promoção da segurança dos doentes e dos profissionais e a consequente melhoria contínua da qualidade da Instituição, promovendo o desenvolvimento de processos e normas de atuação organizacional, tendo em vista o prestígio e qualidade dos serviços de saúde prestados à comunidade.

 
“Sob a coordenação dum Médico com experiência reconhecida, juntamente com um Farmacêutico, um Enfermeiro, um Assistente Técnico e Assistente Operacional, atua associadamente como Comissão de Controlo de Infeção, assegurando uma abordagem abrangente da qualidade no âmbito da prevenção e  controlo da infeção associada aos cuidados de saúde, ao monitorizar a epidemiologia dos patogéneos associados aos cuidados de saúde e ao avaliar e orientar as políticas de prevenção e controlo destas infeções.
FARMÁCIA HOSPITALAR
Contactos
Telefone: 253 700 300     
Extensão: 230

A Farmácia do Hospital é responsável pelos medicamentos e produtos exclusivos de uso hospitalar (aquisição, gestão e aprovisionamento).

Localizada num piso intermédio do Hospital, tem como competências, para além de funções de gestão dos materiais de consumo clínico e farmacêutico, o assegurar a terapêutica medicamentosa dos doentes (todos os dias são preparadas as malas com a medicação individualizada para cada doente), a qualidade, eficácia e segurança dos medicamentos, integrar as várias equipas prestadoras de cuidados de saúde da instituição e promover ações de investigação científica e de ensino (os profissionais de saúde recorrem à farmácia para esclarecerem todas as dúvidas que tenham sobre os medicamentos, o seu uso e contraindicações).

A farmácia é ainda responsável pela elaboração de medicamentos manipulados, existindo diversos espaços físicos para a realização das várias tarefas.

 A equipa da farmácia é composta por 2 farmacêuticos (Dra. Conceição Rebelo – Farmacêutica responsável e Dra. Filipa Fraga), por um assistente operacional  e um assistente técnico.
SERVIÇO DE NUTRIÇÃO
O serviço de Nutrição e Alimentação da Santa Casa da Misericórdia de Fafe garante a prestação de cuidados nutricionais individualizados aos diferentes grupos etários. No âmbito da nutrição clínica atua-se de forma a garantir todo o suporte nutricional adequado ao utente, segundo a sua situação clínica e o seu estado nutricional; O planeamento das refeições é elaborado de acordo com os princípios de uma alimentação saudável, oferecendo uma alimentação completa, variada e equilibrada, conforme a cultura e os hábitos alimentares da população abrangente.

O serviço de Nutrição e Alimentação da SCMF, atua ainda na promoção da saúde elaborando programas de intervenção e promoção para hábitos alimentares saudáveis.
COMISSÃO DE ÉTICA
Composição:
Dr. António Luís Cunha - Médico de Medicina Interna
Dra. Maria Conceição Gonçalves Rebelo - Farmacêutica
Dra. Regina Alves Fernandes - Jurista
Enf. Mário José Silva Magalhães
Dr. Daniel Davide Silva Bastos - Historiador
Prof. Rosa Maria Sousa Gonçalves Oliveira - Professora
Prof.  Odília Madalena Q. Moutinho Castro - Professora
A Comissão de Ética do HSJFafe rege-se pelo estipulado no Decreto-Lei nº 97/95 de 10 de maio, tendo por principal função a de “zelar pela observância de padrões de ética no exercício das ciências médicas, por forma a proteger e garantir a dignidade e integridade humanas, procedendo à análise e reflexão sobre temas da prática médica que envolvam questões de ética.”
CODIFICAÇÃO CLÍNICA
SERVIÇOS GERAIS
Tendo como conteúdo funcionalo definido pela Entidade Reguladora da Saúde, é um importante sector do HSJFafe que dá apoio a todos os outros intervenientes na actividade diária da instituição.
SERVIÇOS DE ESTERILIZAÇÃO
Localizado no Piso -1 do Hospital, visa fornecer aos vários Serviços Clínicos dispositivos médicos desinfectados e /ou esterilizados assegurando uma correcta e segura utilização dos mesmos.
“A codificação clínica hospitalar traduz-se na codificação, mediante nomenclaturas e sistemas de codificação adequados, dos procedimentos, diagnósticos e actos que caracterizam o contacto do utente com o hospital (seja em internamento, hospital de dia, consulta externas ou urgências).” In ACSS
É essencial para a classificação e facturação dos actos médicos e cirúrgicos dos hospitais e para a realização das respectivas estatísticas de produção.

Exigida pelo Acordo de Cooperação, é uma importante ferramenta não só para avaliar a actividade desenvolvida pelo HSJFafe no âmbito desse mesmo Acordo com a ARS Norte, mas também para o Órgão de Gestão poder gerir a actividade das várias especialidades dentro das linhas de produção médicas e cirúrgicas, avaliando a sua quantidade, diferenciação e complexidade.

Médico Codificador:
Dra. Maria Manuel Aguiar Costa
SERVIÇOS RELIGIOSOS
Sob a direção dum capelão, disponibiliza o Hospital o apoio religioso e espiritual a doentes e profissionais do Hospital dispondo para o efeito de uma Capela situada no piso 0.
SERVIÇOS DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA
Importantes serviços de apoio à gestão do Hospital, estão localizados num piso intermédio do Hospital, nele desempenham funções dois técnicos superiores especializados nessas funções.
SERVIÇOS DE FATURAÇÃO
SERVIÇOS DE CONTENCIOSO
 
Santa Casa da Misericórdia de Fafe 2016
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal